Venham a Vilarinho fazer os vossos convívios

Venham a Vilarinho fazer os vossos convívios

Património melhorado da Confraria dos Santos Passos

Paróquia de Vilarinho – Vila Verde

A Confraria dos Santos Passos do Senhor e de Santa Luzia está a fazer  estes melhoramentos da contextualização da Paixão de Cristo nos escadórios e nas suas zonas envolventes para receber todos vocês, sejam de que localidade for, e que nos queiram visitar.

Logo que passe este pesadelo, visitem Vilarinho. Façam aqui os vossos convívios, pois temos churrasqueira, parque de merendas com mesas e bancos de pedra e, ainda, um  espaçoso salão com mesas e bancos de madeira com a capacidade para 200 pessoas sentadas e, ainda, um altar nos escadórios, junto ao lago, a encimar o painel da Ceia de Cristo, para complementar a celebração de qualquer evento.

Visitem e façam, aqui, os vossos convívios ou celebrações de casamentos, aniversários, comemorações. Está disponível a Capela de Santa Luzia, o local do altar para missas no recinto (é evidente, com a devida autorização da autoridade eclesiástica) e tudo aquilo que já se referiu e, ainda temos um grande complexo desportivo pertencente à Associação que, com certeza, também vos recebe.

Quando quiserem é só marcar no coordenador da Confraria, Salvador de Sousa, mas se for desporto já é com o Presidente da Associação, Adelino Oliveira.

Futuramente, vamos aprovar, na Confraria, um regulamento para o efeito.

O que esperamos em troca deste trabalho e para todos aqueles que nos   auxiliam, é a ajuda Deus, o Senhor dos Passos, Cristo que tudo fez e faz por nós. No passado esteve o Prof. Ernesto Ferreira, hoje estou eu, amanhã estará outro a coordenar a Confraria dos Santos Passos. O que interessa é que se trabalhe na valorização do seu património. A Igreja é universal.

Salvador de Sousa

Escadórios – 1983 – 2003 – Coordenador Prof. Ernesto Alves Ferreira

A contextualização da Paixão de Cristo nos escadórios – 2005- 2020 – Salvador de Sousa

Estudo bíblico e coordenação de Salvador de Sousa (Prof.). Tudo proposto e aprovado em reunião da Confraria dos Santos Passos do Senhor e de Santa Luzia

Painéis – 2009 – 2015 2017 – 2018 2017 – 2018 2017 – 2018 2017 -2018 2011 Séc. XVIII – último restauro – 2011 2011Uma parte do interior do salão de merendas (em construção) 2019/2020 Exterior (oeste) 2019/2020Interior (em construção) – Vão ser colocadas 20 mesas e 40 bancos – 10 pessoas em cada mesa =200Fachada norte (em construção) 2019/2020 Séc. XVIII – restaurada em 2010 Séc. XVIII – restaurada em 2010 Convívios   Alguns dos organizadores do convívio Capela do Século XVII – ano de 1651 – Último restauro 2010

Requalificação do adro que estava em terra – 2003 – 2004 Requalificação do lago – 2015

Esculturas – 2017 – faltam 3 que estão a ser executadas

Painéis e esculturas -início – 2009

 

Publicado por

Salvador Sousa

Licenciado em Filosofia; Prefeito, durante cinco anos e uns meses na Oficina de S. José de Braga; Professor aposentado; Ex- vereador da Câmara Municipal de Vila Verde; Elemento da direção da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde; Direção de alguns jornais e revistas; Coordenador da Solenidade dos Passos de Vilarinho, assim como de todas as obras da contextualização da Paixão de Cristo nos Escadórios e em toda a sua zona envolvente desde a Capela de Santa Luzia até à Capela do Senhor do Horto; Um dos fundadores/coordenador da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Vilarinho; Outras...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *